Semana Cultural
A semana cultural realizada no Instituto Estadual de Educação Professor Osmar Poppe, além de expor os belos trabalhos confeccionados pelos alunos, juntamente com as pibidianas, também demonstrou a importância da união. É possível sim, trabalhar em prol de uma educação de qualidade unindo esforços, onde alunos e professores podem ganhar mais conhecimentos e serem enriquecidos pelos saberes que os alunos trazem consigo e estão sempre prontos a partilhar.
A riqueza de detalhes nos trabalhos realizados mostrou a capacidade criativa de cada um, onde a manifestação individual pode ser vista, mesmo em trabalhos aparentemente iguais.
O trabalho que o Subprojeto PIBID proporciona mesmo para quem já tem vivência escolar é fantástica, porque muitos de nós temos apenas a visão de aluno, não nos colocamos na ótica do/a professor/a. A Semana Cultural, no Osmar Poppe nos permitiu mais, porque além de trabalharmos junto com os alunos dos Anos Iniciais produzindo trabalhos a partir de materiais que iriam para o lixo, tivemos uma experiência fantástica do que é a sustentabilidade. Durante o recital de poesias da Cecília Meireles, foi possível observar em cada rosto uma expressão diferente. De atenção ao ver as imagens da apresentação em Power point da poesia “A Bailarina”, ou então, a surpresa ao ver a raposa filosofando e recitando “Ou Isto ou Aquilo”; a gargalhada ao ver que o Mosquito também sabia escrever; os comentários ao ouvir a “Língua do Nhem”, as respostas às perguntas da poesia “Nem tudo é fácil”.
Esse recital de poesias de Cecília Meireles foi mais do que uma mostra de talentos; foi uma verdadeira viagem ao universo do aluno, onde fomos professoras, alunas e principalmente, nos descobrimos novamente crianças.
Essas descobertas de mundos desconhecidos e a redescoberta daqueles esquecidos, na minha visão é a essência e do PIBID.
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário, pois ele é muito importante!