DOSSIÊ
Alongamos nosso corpo acomodado,
para nos situarmos no tempo e no espaço, a fim de desenvolver atividades que
possam nos mostrar nossos lapsos corporais, porque qual marionetes estamos
presos por cordas invisíveis que nos limitam e nos acomodam.
Onde há espaço e oportunidade, vemos grande beleza no
fluxo do movimento, quando cada indivíduo desenha o mapa verdadeiro do seu
progresso no espaço do chão. É este “mapa” e sua relação com outras jornadas
que devemos observar de outros indivíduos que devemos observar com o máximo
cuidado durante os jogos dramáticos, pois isso nos fala em minúcias, como num
gráfico, sobre consecução e realização pessoal e social. É melhor visto e
“lido” de cima. [SLADE, 1978, p.23].
Como seres sociais que somos precisamos repartir
nossas emoções e retribuir as recebidas, fato que ocorreu com as atividades que
ocupavam os espaços com nossos corpos, tendo sempre um par de olhos a nos dar
referências. Desta forma, não apenas compartilhamos nossas emoções, como também
foi possível falar através do olhar, mesmo com aqueles colegas com os quais não
temos tanta convivência.
Em arte, equidistância é a precursora do que é chamado
composição, onde massa, cor e espaço são arranjadas mais proposital e
intelectualizadamente. A composição é sempre melhor onde o estágio da equidistância já foi devidamente passado, porque a experiência tridimensional
completa do drama forma na mente da criança a necessidade de uma boa
composição. O paralelo da composição na arte é o bom agrupamento do drama.
[SLADE, 1978, p.23].
Tal e qual crianças fomos aprender novamente que nosso
corpo tem apenas os limites que nos impomos. Percorrer o espaço de olhos
fechados, numa demonstração de autoconfiança, para mim, não foi a tarefa mais
fácil, pois apesar de ser falante, meu senso de direção não pode ser
considerado dos melhores.
É importante que o professor viva, experimente as
atividades que ele vai aplicar nas atividades das aulas de teatro. Isso, com
certeza o professor conseguiu transmitir, além de todas as outras atividades,
que ele realizou juntamente conosco.
DRAMA INFANTIL (Jogo Dramático – Child Drama) é uma
forma de expressão que diz respeito à natureza humana inteira. As crianças
tornam-se confiantes e obedientes usando o drama e os adultos, sábios,
observando-os podem ver até onde uma criança chegou na vida. Pois é com a
própria vida – com todo o crescimento mental e físico dos seres jovens – que
esta forma de arte se preocupa na realidade. Conhecendo o Drama Infantil, nossa
atitude para com as pessoas pode mudar e nossa compreensão pode se aprofundar.
Ele é, portanto de grande importância para todos os pais, bem como para os
professores [...].[SLADE, 1978,
p.25].
REFERÊNCIAS
SLADE, Peter. O
jogo Dramático Infantil. Ed. Summus, 1978.
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário, pois ele é muito importante!