DOSSIÊ




Alongamos nosso corpo acomodado, para nos situarmos no tempo e no espaço, a fim de desenvolver atividades que possam nos mostrar nossos lapsos corporais, porque qual marionetes estamos presos por cordas invisíveis que nos limitam e nos acomodam.
Onde há espaço e oportunidade, vemos grande beleza no fluxo do movimento, quando cada indivíduo desenha o mapa verdadeiro do seu progresso no espaço do chão. É este “mapa” e sua relação com outras jornadas que devemos observar de outros indivíduos que devemos observar com o máximo cuidado durante os jogos dramáticos, pois isso nos fala em minúcias, como num gráfico, sobre consecução e realização pessoal e social. É melhor visto e “lido” de cima. [SLADE, 1978, p.23].

Como seres sociais que somos precisamos repartir nossas emoções e retribuir as recebidas, fato que ocorreu com as atividades que ocupavam os espaços com nossos corpos, tendo sempre um par de olhos a nos dar referências. Desta forma, não apenas compartilhamos nossas emoções, como também foi possível falar através do olhar, mesmo com aqueles colegas com os quais não temos tanta convivência.
Em arte, equidistância é a precursora do que é chamado composição, onde massa, cor e espaço são arranjadas mais proposital e intelectualizadamente. A composição é sempre melhor onde o estágio da equidistância já foi devidamente passado, porque a experiência tridimensional completa do drama forma na mente da criança a necessidade de uma boa composição. O paralelo da composição na arte é o bom agrupamento do drama. [SLADE, 1978, p.23].

Tal e qual crianças fomos aprender novamente que nosso corpo tem apenas os limites que nos impomos. Percorrer o espaço de olhos fechados, numa demonstração de autoconfiança, para mim, não foi a tarefa mais fácil, pois apesar de ser falante, meu senso de direção não pode ser considerado dos melhores.
É importante que o professor viva, experimente as atividades que ele vai aplicar nas atividades das aulas de teatro. Isso, com certeza o professor conseguiu transmitir, além de todas as outras atividades, que ele realizou juntamente conosco.
DRAMA INFANTIL (Jogo Dramático – Child Drama) é uma forma de expressão que diz respeito à natureza humana inteira. As crianças tornam-se confiantes e obedientes usando o drama e os adultos, sábios, observando-os podem ver até onde uma criança chegou na vida. Pois é com a própria vida – com todo o crescimento mental e físico dos seres jovens – que esta forma de arte se preocupa na realidade. Conhecendo o Drama Infantil, nossa atitude para com as pessoas pode mudar e nossa compreensão pode se aprofundar. Ele é, portanto de grande importância para todos os pais, bem como para os professores [...].[SLADE, 1978, p.25].







REFERÊNCIAS


SLADE, Peter. O jogo Dramático Infantil. Ed. Summus, 1978.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UMA POSSIBILIDADE MARAVILHOSA: DA DISCÊNCIA À DOCÊNCIA: A BONITEZA DE SER PROFESSOR/A

VIVÊNCIAS DE SER PROFESSOR/A NO SUBPROJETO PIBID/UERGS EM SÃO LUIZ GONZAGA[1]

Adoção não é caridade, mas um gesto de amor!